Morrer lentamente...

Morre lentamente quem não viaja,
quem não lê, quem não ouve música,
quem destrói o seu amor próprio,
quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,
repetindo todos os dias o mesmo trajecto,
quem não muda as marcas no supermercado,
não arrisca vestir uma cor nova,
não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o "preto no branco" e os "pontos nos is"
a um turbilhao de emoções indomáveis,
justamente as que resgatam brilho nos olhos,
sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho,
quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da Chuva incessante, desistindo de um projecto antes de inicia-lo,
não perguntando sobre um assunto que desconhece
e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves, recordando
sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!

poema de Pablo Neruda, enviado por um amigo

3 comentários:

Agesilau Alcibíades disse...

Só o teu corpo é que me tenta
Mas adormeço se me deito com a morte lenta !
Eu não quero morrer devagar!
Eu não quero morrer devagar!


Tim :)

po disse...

Estava eu a rememorar a leitura do poema. Estava. Mas, o Mário, pá, apareceu aborrecido, como vem sendo hábito, e logo me deu um piparote na memória, como se de uma nêspera se tratasse...que maçada.

Susana Júlio disse...

Morre lentamente quem não arrisca saborear a vida...

Acerca de mim

A minha foto
Eu, SOU o que escolho ser a cada instante.

Para Pensar

"Um homem pode conquistar mil homens em combate, mas aquele que se conquista a si mesmo é o maior guerreiro."

"Se aceitares menos do que aquilo que mereces, recebes menos do que aquilo que aceitaste."

"Tudo o que vemos ou parecemos
Não passa de um sonho dentro de um sonho."

"Quem quer chegar á fonte tem de nadar contra a corrente."

"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."

"Alimentem o corpo para hoje e o espirito para a Eternidade"

"O que é errado é errado mesmo que todos o façam; o que é correcto é correcto mesmo que ninguém o faça"

Principios do Reiki

"Só por hoje agradecerei pelas minhas várias bençãos.

Só por hoje não me preocuparei.

Só por hoje não me aborrecerei.

Só por hoje, trabalharei honestamente.

Só por hoje, serei bondoso para com o meu próximo e para com todos os seres vivos."